terça-feira, 9 de julho de 2024

SANTA CASA DE SOBRAL UTILIZA TÉCNICA INOVADORA QUE REAPROVEITA SANGUE DO PRÓPRIO PACIENTE DURANTE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

 Fonte: Assessoria de Comunicação da SCMS



Uma nova técnica que promove segurança e qualidade nos procedimentos cirúrgicos vem sendo utilizada pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Trata-se da recuperação intraoperatória de sangue, que envolve a coleta e reinfusão do sangue autólogo do paciente durante a cirurgia. Essa técnica pode ser utilizada nas cirurgias de pacientes com incompatibilidade sanguínea ou até mesmo em respeito à recusa do paciente em receber qualquer tipo de transfusão, devido a sua religião.

  No mês de junho, uma paciente de 69 anos, natural de Senador Sá, necessitou de uma cirurgia no fêmur mas devido à presença de anticorpos irregulares em seu sangue, ela apresentava alto risco de reações graves em caso de transfusão sanguínea heteróloga, quando o hemocomponente é proveniente da doação de outro indivíduo. A Agência Transfusional da Santa Casa de Sobral entrou em ação e em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), propôs a utilização da técnica de recuperação intraoperatória de sangue como solução caso a paciente necessitasse durante o procedimento.