Deputado federal Leônidas Cristino discursando na Câmara federal
O deputado
federal, Leônidas Cristino, proferiu no dia 1/12, discurso na Câmara federal,
destacando a educação da cidade de Sobral.
Confira o
discurso de Leônidas na Câmara.
“Senhor
presidente, Senhoras e Senhores deputados,
Uma
pesquisa realizada por reconhecidas Organizações Não Governamentais (ONGs)
revela que Sobral, é o município que oferece as melhores oportunidades de
educação para crianças e adolescentes no País.
A
pesquisa foi realizada pelo Centro de Liderança Pública, com apoio do Instituto
Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann e agrega o melhor
conhecimento científico que existe para mensurar os resultados da educação e
qual o caminho para melhorar os indicadores.
O
Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) identifica quanto cada
cidade ou estado contribui para o sucesso educacional e oferece os dados sobre
a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma
determinada localidade. Na pesquisa, Sobral lidera como o município que oferece
as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes no País.
Sobral,
no Ceará, é o município do Brasil com melhor IOEB. O resultado desse novo
indicador, que tem por objetivo aperfeiçoar o sistema de controle social da
educação, foi divulgado no dia 7 de outubro, em São Paulo.
Numa
escala de zero a 10, Sobral lidera o ranking nacional de municípios e estados
com índice de 6,1, sendo a média do País de 4,5. O segundo e o terceiro colocados
na pesquisa, com índice de 5,9, também são municípios cearenses, Groaíras e
Porteiras.
Senhor
presidente,
Esse
trabalho foi iniciado em 2001 quando era prefeito de Sobral o ex-ministro da
Educação e ex-governador do Ceará, Cid Gomes. Com muita determinação política
foram na época estabelecidas as bases do modelo. Pude, com muita honra e
satisfação, dar continuidade a esse trabalho em 2005, como prefeito do
município até 2010. Fui sucedido em 2011 pelo prefeito, Clodoveu Arruda, e
Sobral continua avançando com os indicadores da educação básica.
É
bom chamar a atenção, que não é com dinheiro extra que Sobral consegue esses
resultados, pois aplica na educação os mesmos 26,5% do orçamento do município
que o setor recebia há 15 anos, equivalentes aos demais municípios brasileiros.
O resultado é fruto do trabalho dos gestores municipais e de toda a comunidade
escolar, a quem felicito por mais essa grande conquista, e de um compromisso
abraçado com fé e participação pela sociedade local, com quem compartilho as
alegrias desse momento.
Senhor
presidente,
A
metodologia do IOEB começou a ser desenvolvida em 2014. O índice é formado a
partir da junção entre resultados educacionais e insumos educacionais
verificados através da escolaridade dos professores, do número médio de horas
aula/dia, da experiência dos diretores e da taxa de atendimento na educação
infantil. Tudo é agregado aos indicadores medidos pelo O Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais e finais do ensino
fundamental, além da taxa líquida de matrícula do ensino médio. Um índice único
que sintetiza a qualidade da oferta como um todo.
A
menor unidade de análise do IOEB é o município, sendo o índice por estado uma
agregação do IOEB municipal. O indicador calcula, de forma conjunta, como está
o comportamento de todas as redes de educação no município (estadual, municipal
e privada).
Esse
novo indicador é colocado para a sociedade como ferramenta para incentivar e
cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da
qualidade da educação dos municípios e Estados. Reconhecem os autores do IOEB
que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da
educação no Brasil.
Os
autores da metodologia apontam a necessidade de existir a identificação e
difusão das experiências vitoriosas em educação no País. No lançamento do IOEB
foi colocado como exemplo o fato de que a colaboração traz resultados, uma vez
que Porteiras, terceiro colocado no ranking nacional, bebeu na fonte de Sobral
que está de portas abertas para receber gestores de outros municípios
interessados em aprimorar a educação.
Sobral
tem tido destaque no IDEB e criou o Programa de Alfabetização na Idade Certa
(PAIC), adotado em seguida pelo governo do Ceará e, mais recentemente, pelo
governo federal. O município recebeu o Prêmio Inovação em Gestão Educacional do
Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anizio Teixeira (INEP) e o Prêmio
Prefeito Empreendedor em reconhecimento à Política de Alfabetização. Também fez
jus, dentre outros reconhecimentos, ao Prêmio Gestão Nota 10 do Instituto
Airton Sena e Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O
sistema descentralizado de educação do País possibilita a inovação surgida na
diversidade de experiências locais. Temos agora, com o IOEB, um indicador
sintético de valor agregado que não olha apenas a rede escolar ou mede o
resultado do ensino no desempenho dos alunos, mas foca nas oportunidades
geradas pela educação na sociedade local.
Parabéns
Sobral!
Muito obrigado”.