quarta-feira, 26 de abril de 2017

VEREADOR MARCOS COELHO USA A TRIBUNA PARA FALAR DA SITUAÇÃO DOS PESCADORES ARTESANAIS DE CAMOCIM

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Vereador de Camocim Marcos Coelho usando a tribuna do legislativo

O vereador Marcos Coelho (PSDB) da cidade de Camocim esteve utilizando a tribuna do plenário Murilo Aguiar, para falar o que está acontecendo com os pescadores artesanais. Disse Marcos, que uma empresa Inglesa ganhou uma concessão para explorar petróleo nas águas do Maranhão, mais precisamente em Barreirinha, onde deverá instalar plataformas e não quer barcos pesqueiros cruzando aquela área. O problema é que nesse trecho é onde existem muitos cardumes de peixes. Explicou o edil Marcos Coelho, que outro problema mais sério e que está deixando os donos de barcos e pescadores aflitos, é que o Ministério do Meio Ambiente publicou a Portaria de número 445, proibindo a pesca e a comercialização de 475 espécies de peixes. Dai a manifestação que os donos de barcos e pescadores pretendem fazer para chamar a atenção do ministério da Pesca, para que somente entre nesta Portaria, aqueles peixes que realmente estão ameaçados de extinção.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Dentre os  475 espécies de peixes questão proibidos estão: o badejo, garoupa , budiao, vários tipos de cação, como cherne, batata e outros mais.


Se essa decisão do ministério do Meio Ambiente não for revisto, milhares de pescadores perderão empregos nas cidades de Camocim-Ce, Bragança-Pa, Alcobaça-Ba e outras cidades da Região Nordeste e Norte do Brasil.