segunda-feira, 29 de maio de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO LEGISLATIVO DE MERUOCA DEBATEU O TRANSPORTE PÚBLICO ALTERNATIVO

 

Presidente Herton Alves comandando a Audiência Pública


O presidente da Câmara de Meruoca Herton Alves (PT) e o vereador Zé Maria (PCdoB) comandaram no sábado (27), Audiência Pública, no plenário do legislativo, contando também com as presenças do edil Mardonio Cavalcante, deputado estadual, Moisés Braz, defensor público, Dr. Pedro Aurélio, Júnior Binga, representando a Copetam, Emanuel do DETRAN e Rômulo Marques da Coopfonort, que debateram a situação dos transportes alternativos na Meruoca.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas e multidão

Motoristas dos transportes alternativos no plenário Osvaldo Soares

Muitos topiqueiros marcaram presença, ficando lotadas as dependências do plenário Osvaldo Soares. O prefeito Fonteles de Meruoca e Joaquim do Quinca de Alcântaras, não apareceram e nem mandaram representantes.


     Vereador Thiago Marques do PCdoB

Vereador Thiago Marques foi o primeiro a usar da palavra para dar apoio aos topiqueiros, e explicou os motivos da Audiência Pública. Afirmou que apoia os transportes de qualidade que a população está tendo, com a entrada desse novo sistema, e que já usou os serviços da Coopfonort. Thiago disse também que está com os outros motoristas que precisam trabalhar e que seja encontrada uma solução para poder dar oportunidade para todos.


Júnior Binga representando os topiqueiros da COPETAM

Júnior Binga representando os topiqueiros que ficaram de fora do atual sistema de transporte alternativo de Meruoca, está lembrando de como começou a luta da antiga Copetam, para poder agregar todos os que trabalhavam no sistema. Júnior está querendo saber quais os critérios usados para poder formar a Coopfonort e deixando de fora muitos topiqueiros.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

   Vereador de Meruoca Mardonio Cavalcante

O vereador Mardonio Cavalcante usou da palavra, para dizer que as pessoas dos distritos e localidades estão sendo prejudicadas, porque os transporte do atual sistema não consegue chegar em todo município.
Mardonio finalizou sua fala dizendo que a saída é o sistema atender aos topiqueiros que ficaram de fora do sistema.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, pessoas sentadas e área interna

Rômulo Marques representante da Coopfonort

O representante da Coopfonort dos transportes alternativos de Meruoca, Rômulo Marques, falou sobre a criação da cooperativa. Disse Rômulo, que a Copetam esta ilegal e que não pode ter o mesmo CNPJ. Explica que a topic da Coopfonort custou R$ 119,000,00 mil reais e pagando R$ 7.000,00 mil por mês em um total de 57 prestações. Afirmou que procurou muitos topiqueiros que ficaram de fora, mais muitos não acreditaram e pularam fora.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna

         Defensor Público Dr. Pedro Aurélio

O Defensor Público Dr. Pedro Aurélio, representando a Defensoria Pública do Ceará, vindo participou da Audiência Pública, comentando sobre o trabalho da Defensoria, para que seja respeitado o direito do cidadão, e que espera que a Defensoria possa se estabelecer nos 184 municípios do Ceará, e que hoje esta em somente em 35 municípios.
Afirma que como Defensor Público está na audiência para poder lutar pelas pessoas e que estas tenham o direito de se locomover, tendo um transporte público de qualidade e que seja também universal.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

        Representante do DETRAN Emanuel

O representante do DETRAN do Ceará Sr. Emanuel, falou sobre a formação da Cooperativa dos transportes alternativos de Meruoca. Presidente Herton Alves depois de ouvir as autoridades, abriu a plenária para a população de Meruoca, que se manifestou quanto ao transporte público existente.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna

             Deputado estadual Moisés Braz

Deputado estadual Moisés Braz (PT), ao participar da Audiência Pública na Câmara de Meruoca, disse que o transporte decente para todos e de qualidade é muito importante. Afirma que o trabalhador da zona Rural não pode ficar sendo prejudicado.

Ao final da Audiência Pública, o presidente Herton Alves agradeceu a presença de todos, e disse que esperava que as discussões sobre o transporte alternativo tenham servido para esclarecer algumas dúvidas que estavam existindo.