quinta-feira, 7 de setembro de 2017

OS DESFILES DE 7 DE SETEMBRO DE OUTRORA EM CAMOCIM

Fonte: blog Pote de Histórias

A imagem pode conter: 5 pessoas, árvore e atividades ao ar livre

O professor de História Carlos Augusto, no seu blog “Pote de Histórias”, relembra com saudade os bons tempos dos desfiles de 7 de Setembro em Camocim, quando os colégios e outras instituições se preparavam por quase dois meses para desfilar e disputar quem ficava com o primeiro lugar.

Confira o que o professor Carlos Augusto escreveu sobre os desfiles em Camocim do passado.


 "Essas são reminiscências para quem tem mais de 40 anos. O Dia da Pátria começava cedinho com uma alvorada ao som de hinos e dobrados tocados pelo Sonoros Pinto Martins. Aliás, era entre as ruas Alcindo Rocha e Independência que o palanque das autoridades ficava, quase em frente da Biblioteca Municipal Pinto Martins, na rua 24 de Maio. Lá, esperavam o desfile das escolas e das representações do Exército, que era o Tiro de Guerra, da Marinha, quase sempre nos seus jipes e da gloriosa Polícia Militar que encerrava o desfile ao som de sua banda e de tiros para o alto que invariavelmente provocava alguns gritos de espanto da multidão.
Contudo, no que se refere ao desfile estudantil, a atenção maior era para a competição estimulada pela Prefeitura Municipal. Neste sentido, se esmeravam para ganhar o prêmio, o Instituto São José, com representações de quadros da história nacional em carros abertos, o SESI (Serviço Social da Indústria) e o CSU (Centro Social Urbanos) com seus pelotões representativos de modalidades esportivas e projetos desenvolvidos nestas instituições.
Muito deste aparato cívico foi-se com o tempo! O desfile hodierno é mais uma formalidade, com outros símbolos e sentidos, mesmo porque, que Independência devemos comemorar?" 

Para saber mais sobre esta postagem, acesse: www.camocimpotedehistorias.blogspot.com.br


OBS: Foto: Alunas do Instituto São José em desfile de 7 de setembro. Camocim-CE. Anos 1980.Fonte: Arquivo do ISJ