terça-feira, 24 de outubro de 2017

PRESIDENTE DA APRECE GADYEL GONÇALVES AFIRMA QUE AS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS PASSAM POR “APERTOS” DECORRENTES DA REDUÇÃO DE RECEITAS E DO CRESCIMENTO DOS GASTOS

Fonte: jornal O Estado-Ce


      Presidente da Aprece Gadyel  Gonçalves

As administrações municipais passam por um período de “aperto” decorrente da redução de receitas e do crescimento dos gastos. O presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Gadyel Gonçalves, afirma que a crise financeira provocou atraso no pagamento de salário, além de débito com os fornecedores, em vários municípios do estado.

Dados parciais de estudo realizado pela Aprece junto aos gestores municipais cearenses refletem a gravidade da atual crise. Eles, segundo informações preliminares da entidade, apontam que, em média, 45% das administrações municipais do Ceará não estão conseguindo cumprir em dia com o pagamento dos funcionários efetivos. Além disso, cerca de 50% não consegue honrar o pagamento de seus contratados e quase 75% das prefeituras cearenses estão em débito com seus fornecedores.
O movimento municipalista nacional busca atualmente um auxílio financeiro emergencial, de R$ 4 bilhões, a ser repassado até o final do ano às prefeituras do país, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).