quinta-feira, 9 de novembro de 2017

HOSPITAL REGIONAL NORTE FECHA A REGULAÇÃO PARA NOVOS ATENDIMENTOS PARA RECÉM-NASCIDOS E PARA PARTOS



                    Hospital Regional Norte em Sobral

O serviço de neonatologia do Hospital Regional Norte, em Sobral,  fechou a regulação para novos atendimentos para recém-nascidos e para partos. Isso significa que na unidade hospitalar, que atende a 55 municípios da macrorregião, somente serão realizados atendimentos de casos mais graves. A informação foi repassada por uma fonte, que pediu para não ser identificada.

Referência na macrorregião Norte do Estado, nos serviços oferecidos aos bebês faltam antibióticos, materiais hospitalares e vitaminas. A unidade conta com 10 leitos na UTI Neonatal, 30 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários e nove leitos na Enfermaria Mãe Canguru.

“E tem dois dias que as UTIs não têm plantonistas. É um problema gravíssimo. Temos um hospital pólo que fechou as portas no atendimento à comunidade gestante”, aponta a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Mayra Pinheiro.

Em nota, a assessoria de imprensa do HRN informa que está buscando alternativas para solucionar o problema de escalas pontuais de pediatras no serviço de neonatologia, contratando profissionais para cobrir o atendimento. “O serviço está recebendo os pacientes regulados mais graves e encaminhando os demais casos de menor complexidade para a Central Integrada de Regulação”, afirmou a nota. 

Através de ofício, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) cobrou da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Sobral ações contra a direção do hospital, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (organização social que administra a unidade) e a Secretaria de Saúde do Estado "a fim de sanar as inadequações que acarretam risco de vida à população usuária do serviço".


Fonte: jornal O Povo