terça-feira, 15 de maio de 2018

VEREADOR DE CAMOCIM EMANOEL VIEIRA PRESTOU HOMENAGEM AOS ASSISTENTES SOCIAIS PELO TRANSCURSO DE SEU DIA 15 DE MAIO


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

Vereador Emanoel Viera homenageando os assistentes sociais


O vereador e líder da prefeita Monica no legislativo de Camocim, Emanoel Vieira, que também é assistente social, usou a tribuna do legislativo, para homenagear os profissionais do Serviço Social, que comemoram o seu Dia, nesta terça-feira (15) de maio. Em sua fala, Emanoel destacou, que o Serviço Social no Brasil tem suas origens na primeira metade do século XX, com suas raízes cristãs de assistencialismo, com a igreja Católica controlando todo processo de ajuda ao próximo e benefícios aos menos favorecidos. Ao governo brasileiro, dizia o edil, “enquanto detentor do poder público cabia a responsabilidade de regular os excessos e promover uma vida digna à população, principalmente neste período conturbado da história do país”.

Emanoel Vieira explicou ainda, que com a criação da Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social - ABESS, e a Associação Brasileira de Assistentes Sociais - ABAS, em 1946,  abria um pouco mais a visão dos assistentes sociais, pois a teorização da profissão mudou os rumos da assistência prestada, ampliou os horizontes dos assistentes sociais retirando dos mesmos a concepção mascarada de assistencialismo ao carente e implementou as políticas públicas de bem-estar da população excluída e confinada às margens da sociedade.

Finalizando o seu discurso, Emanoel Vieira, parabenizou aos profissionais da assistência social do Camocim, Ceará e do Brasil, pela passagem do Dia do Assistente Social, neste dia 15 de maio, que se dedicam e trabalham para poder dar aos que mais precisam, as garantias de seus direitos e as políticas públicas voltadas para os menos favorecidos pela sorte. Concluiu o vereador.