terça-feira, 30 de outubro de 2018

ASSESSOR ESPECIAL DA APRECE EXPEDITO NASCIMENTO EM ENTREVISTA AO PROGRAMA ALERTA GERAL FALOU DO FUNDEF QUE OS MUNICÍPIOS RECEBERAM E DA VIAGEM PARA BRASÍLIA PARA ALAVANCAR RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS

Fonte: Ceará Agora



Assessor especial da APRECE Expedito Nascimento


O assessor especial da Aprece, Expedito Nascimento, em entrevista ao Alerta Geral, com Luzanor de Oliveira e Beto Almeida, destacou a importância do encontro que ocorreu no Tribunal de Contas do Estado, para uma deliberação colegiada sobre o tema. O Fundef é o dinheiro repassado pelo Governo Federal a municípios de todo o País como diferença de verbas que deixaram de ser pagas nos anos 90. 

Ao todo, as prefeituras cearenses terão direito a R$ 3.519.727.045,14. Parte desse montante, segundo Expedito, já está na conta de muitas prefeituras do Ceará, no entanto, mais de 30 municípios tiveram os recursos provenientes do Fundef bloqueados.



Expedito ainda explicou aos jornalistas, que uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que 60% do montante repassado aos municípios deve ser destinado aos professores, enquanto que os outros 40% ficarão com as prefeituras municipais. 
Instado a falar como se encontra a situação financeira da maioria dos municípios do Ceará, que tem menos de 60 dias para pagar o décimo terceiro salário de seus servidores, Expedito foi enfático: “grande parte das prefeituras cearenses não têm dinheiro em caixa para honrar com o compromisso”.

O assessor especial lembrou, contudo, que ele e o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, viajam em breve à Brasília para tratar do assunto e viabilizar liberações de recursos para os municípios do Estado.