domingo, 25 de novembro de 2018

DURANTE OS ÚLTIMOS 10 ANOS O CEARÁ TEVE IMPACTO DE R$ 12 BILHÕES DE REAIS COM A DENGUE

Fonte: jornal O Estado-Ce




Além de ser uma doença grave, com sintomas que podem causar sérios transtornos individuais, a dengue tem se mostrado, ao longo dos anos, um grande problema financeiro para a sociedade brasileira. Esta é a conclusão quando se observa os principais índices e levantamentos realizados durante os últimos 10 anos e os estudos sobre o impacto econômico da doença no país.

Olhando especificamente para o Estado do Ceará, a partir dos mesmos parâmetros, o impacto foi de R$ 621 milhões entre atendimentos ambulatoriais, hospitalizações e óbitos[i].
A incidência da doença no estado do Ceará durante esses últimos anos foi uma das maiores do Brasil. Foram registrados mais de 418 mil casos, o que significa uma média de 425 casos para cada 100 mil habitantes, contra 407 de todo o país, excluindo o próprio estado, demonstrando períodos de surtos frequentes no período. Além disso, o número de hospitalizações no Ceará também é maior que a média registrada no restante do Brasil (exceção do estado): 51 x 28 a cada 100 mil habitantes. Já o índice de letalidade, ou seja, dos casos que evoluíram a óbito, é de 0,16% para o Ceará contra 0,07% da média brasileira.