domingo, 2 de junho de 2019

PRESIDENTE DA CÂMARA DE CAMOCIM CÉSAR VERAS (PDT) E O TÉCNICO LEGISLATIVO ANTÔNIO CARLOS BRITO VERAS APRESENTARÃO AOS DOMINGOS O PROJETO “CÂMARA CIDADÔ NO SITE POLÍTICA EM EVIDÊNCIA

Câmara Municipal de Camocim


A partir deste domingo, dia 2 de junho, sempre aos domingos, o presidente da Câmara de Camocim, César Veras (PDT) e o Técnico Legislativo da Câmara, Antônio Carlos Brito Veras, apresentarão no site “Política em Evidência” o Projeto Câmara Cidadão, que poderá virar livro assinado, pelo Antônio Brito Veras.



“As Câmaras municipais estão nas origens de nossa história, e configuram as células iniciais de toda a estrutura política moldada nas lutas do nosso povo. A figura do Vereador brasileiro nasceu em 1532, no momento em que Martim Afonso de Sousa deu início à nossa organização política, instalando a primeira Câmara das Américas na Vila de São Vicente, sede de sua capitania hereditária, com 110 léguas de costa , ou seja, 726 quilômetros, que hoje se estendem do Rio de Janeiro ao Paraná.

Isso teve início quase um século antes de fazerem algo parecido nos assentamentos coloniais ingleses que dariam origem aos Estados Unidos da América.

Martins Afonso de Sousa atribuiu à Câmara vicentina competência para discutir e deliberar sobre os problemas referentes a arruamento, construções, limpeza, ordem pública, taxas e impostos, divisão e posse de terras e heranças, além de promover a guerra e assentar a paz com gentios, como aconteu no episódio da Confederação dos Tamoios: decretar a criação de arraiais e convocar juntas para discutir e deliberar sobre negócios da Capitania. Ela era integrada por três vereadores, um procurador
, dois almotacéis e um escrivão.

Os edis elegiam, entre seus pares, um juiz ordinário como presidente da Casa Legislativa. O procurador requeria o andamento das causas públicas. Os almotacéis administravam o mercado, verificando a distribuição dos gêneros alimentícios e a exatidão dos pesos e medidas. O escrivão redigia as atas de reuniões, transcrevendo-as em livro próprio.

Contudo, formada a vereança damos agora a etimologia de um parlamentar-parlamento, que se origina do italiano “parlare” e da língua francesa “parler” e na língua portuguesa, do verbo falar”.

César Araújo Veras

Presidente da Câmara Municipal de Camocim e ex-presidente da UVC do Ceará.

Antônio Carlos Brito Veras

Consultor Técnico Legislativo da Câmara Municipal de Camocim.