quarta-feira, 18 de setembro de 2019

APÓS PRESSÃO INTERNA E EXTERNA O SENADO RECUOU, DESISTIU DE AFROUXAR AS REGRAS ELEITORAIS E DEIXOU PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS UM EVENTUAL DESGASTE COM MUDANÇAS QUE BENEFICIARIAM PARTIDOS E POLÍTICOS

Resultado de imagem para ELEIÇÕES 2020


Após pressão interna e externa e a tentativa de um acordão com o governo Jair Bolsonaro (PSL), o Senado recuou, desistiu de afrouxar as regras eleitorais e deixou para a Câmara dos Deputados um eventual desgaste com mudanças que beneficiariam partidos e políticos.

A proposta articulada pelos parlamentares ampliava brechas para caixa dois e reduzia a possibilidade de punição por irregularidades, além de esvaziar os mecanismos de controle e transparência no uso de verbas públicas eleitorais.

O projeto foi aprovado neste mês pela Câmara, e senadores articularam dar aval ao texto com pequenas mudanças, de forma que ele valesse a partir das eleições de 2020.

No fim da tarde da terça (17), porém, um acordo foi firmado entre líderes partidários do Senado recuando das principais regras que se tornaram alvo de críticas de entidades e de um grupo de parlamentares.