quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMOU NESTA QUARTA-FEIRA (29) QUE HÁ UM CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS NO CEARÁ, MAIS PRECISAMENTE NA CIDADE DE SOBRAL

Fontes: O Povo e g1.globo.com

Resultado de imagem para hospital regional norte em sobral

            Hospital Regional Norte na cidade de Sobral


O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (29) que há um caso suspeito de coronavírus no Ceará. Em todo o Brasil, são nove suspeitas de pessoas contaminadas; não há confirmação de nenhum caso do vírus no país, conforme o ministério.
Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará, o paciente com a suspeita da doença no estado esteve na China por 90 dias a trabalho e retornou ao Brasil há 12 dias. Ele está hospitalizado em isolamento respiratório para evitar a transmissão. Ainda conforme a secretaria, o quadro clínico dele é estável.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral acrescenta que o paciente internado retornou ao Brasil "apresentando sintomas compatíveis com o protocolo da suspeita" divulgado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para o vírus.

Resultado de imagem para coronavirus

segundo O POVO apurou com duas fontes ligadas à saúde no fim da tarde da quarta-feira, 29. O paciente seria do sexo masculino segundo as informações repassadas à reportagem. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou o caso por meio de nota. "[O paciente] Foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável", diz.

Segundo Regina Carvalho, secretária da saúde de Sobral, o paciente é um jovem, técnico em energia eólica, que passou três meses morando na China. Ele voltou ao Ceará no último dia 17 de janeiro e conforme a secretária, não sabia da crise do novo coronavírus.
A secretária Regina Carvalho informou que após chegar a Sobral, ele teve contato com família e amigos e foi ao cinema e a uma festa. Ele ainda transitou pelo município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba.

Ele foi transferido ainda na noite da quarta-feira, 29, para o Hospital Regional Norte (HRN) em Sobral.