segunda-feira, 29 de junho de 2020

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO (PEC) QUE ADIA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020 APROVADA NO SENADO, TAMBÉM ALTERA AS DATAS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Eleições 2020 serão adiadas?? | Seropédica Online

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais de 2020, aprovada no Senado, também altera as datas do calendário eleitoral. Entre as mudanças estabelecidas na proposta está o adiamento, de 30 de junho para 11 de agosto, da proibição de veiculação de programas de televisão que sejam apresentados ou comentados por pré-candidatos. Outra mudança trazida pela PEC se refere à data limite de registros de candidaturas, que passa de 14 de agosto para 26 de setembro. 






Pelo calendário do TSE, o primeiro e o segundo turno das eleições estão marcados, respectivamente, para os dias 4 e 25 de outubro. O texto aprovado pelos senadores prorroga essas datas para 15 e 29 de novembro.

O texto aprovado no Senado também autoriza o TSE a promover ajustes no cronograma eleitoral conforme a incidência do novo coronavírus em cada município. A corte pode inclusive, caso julgue necessário, adiar o pleito até o dia 27 de dezembro deste ano. A posse dos novos prefeitos segue inalterada com a proposta aprovada e continuará ocorrendo em 1º de janeiro.