quarta-feira, 22 de julho de 2020

NOVO FUNDEB: DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO (PDT) DISCURSOU DURANTE OS DEBATES PARA A APROVAÇÃO NO PRIMEIRO E SEGUNDO TURNO DO FUNDEB




O deputado federal Leônidas Cristino (PDT) discursou durante os debates para a aprovação do novo Fundeb.

Confira um trecho de seu discurso.

“Em um ano e meio, a negligência e a falta de compromisso são a marca da gestão do governo Bolsonaro na Educação. A alternância constrangedora de quatro ministros nesse curto período é apenas o seu reflexo mais notório.
O corte de recursos das universidades e institutos federais; a contração de programas de fomento para a formação de professores; as restrições dos programas de concessão de bolsas de estudo; a censura ideológica e a perseguição a professores e estudantes revelam a face mais perversa de uma política deletéria de desmantelamento deliberado.
Agora, na iminência de extinção do FUNDEB, o Poder Executivo federal manteve-se inerte. Sua falta de iniciativa extrapola a fronteira da racionalidade e expõe mais um capítulo obscuro da agenda governamental de destruição da Educação. Um descaso que beira a delinquência.
Ante esse vazio, não cabia ao Congresso Nacional outra atitude, senão avocar para si a responsabilidade e assumir o protagonismo que faltou ao Ministério da Educação continuamente dedicado a polêmicas estéreis e pautas ideológicas doentias.
Hoje, muito mais do que uma fonte financiamento da Educação Básica pública ― da Creche ao Ensino Médio ―, o Fundeb está consolidado como um instrumento de combate às desigualdades de recursos entre as redes de ensino.
Estamos prontos para servir o País”.