segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

NÚMERO DE PESSOAS QUE PRETENDEM SE VACINAR CONTRA A COVID-19 NO BRASIL AUMENTOU NO ÚLTIMO MÊS, DE ACORDO COM PESQUISA DO DATAFOLHA

 

O número de pessoas que pretendem se vacinar contra a covid-19 no Brasil aumentou no último mês, de acordo com pesquisa do Datafolha realizada nos últimos dias 20 e 21. Segundo o instituto, a intenção de tomar a vacina cresceu seis pontos percentuais desde a última pesquisa, em dezembro. Agora, 79% dizem querer se imunizar, contra 73% no mês passado.

O número, no entanto, ainda é inferior à parcela de 89% da população que pretendia se vacinar contra o coronavírus em pesquisa feita em agosto. A rejeição às vacinas caiu na mesma proporção, passando de 22% em dezembro para 17% agora – número ainda distante dos 9% que disseram não pretender tomá-la em agosto. O número de pessoas que responderam não saber se vão se vacinar oscilou de 5% para 4%.


Entre os entrevistados, há diferenças na intenção de se vacinar nas diferentes faixas etárias e de renda mensal. Os que mais querem ser imunizados são os que têm acima de 60 anos (88%) e os com renda de cinco a dez salários mínimos (81%). Os jovens de 25 a 34 anos são os que menos pretendem se vacinar, com apoio de 74% dos entrevistados. A rejeição também é maior quanto menor a renda – 18% não querem a vacina na faixa que recebe até dois salários mínimos. Para aqueles que avaliam o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo, 88% dizem querer se vacinar. Já entre os que o consideram ótimo ou bom, esse índice cai para 68%.