sexta-feira, 16 de abril de 2021

POR 8 VOTOS A 3 O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) DECIDIU ANULAR AS CONDENAÇÕES DO EX-PRESIDENTE LULA (PT) E DEVOLVER OS DIREITOS POLÍTICOS DO PETISTA

 Fonte: Jornal O Estado do Ceará



Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (15) anular as condenações do ex-presidente Lula (PT) e devolver os direitos políticos do petista. Os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso votaram nesse sentido. Os ministros Kassio Nunes Marques, Marco Aurélio e Luiz Fux divergiram e defenderam a revogação da decisão de Fachin.

Os magistrados que se alinharam a Fachin concordaram que as ações contra Lula não tratavam apenas da Petrobras e que a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba dizia respeito somente a processos com vinculação direta com a estatal petrolífera. Lula tinha sido condenado em duas ações penais, por corrupção e lavagem de dinheiro, nos casos do tríplex de Guarujá (SP) e do sítio de Atibaia (SP). Assim, com a decisão de Fachin ratificada pelo Supremo, as condenações que retiravam os direitos políticos de Lula não têm mais efeito e ele pode se candidatar nas próximas eleições, em 2022.