sábado, 1 de maio de 2021

HOSPITAL REGIONAL NORTE (HRN), VINCULADO À SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA TREINAMENTO SOBRE PREVENÇÃO DA BRONCOASPIRAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACSS) DA REGIÃO DE SOBRAL

 Fonte: Assessoria de Comunicação do HRN


O Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde (Sesa), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realiza treinamento sobre prevenção da broncoaspiração para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da região de Sobral. A capacitação ocorre de forma online por uma plataforma virtual desde a segunda (26) e segue até esta sexta-feira (30). Serão cerca de 450 profissionais capacitados em turmas de 50 participantes. A iniciativa é do serviço de Fonoaudiologia do HRN em parceria com a Enfermagem e a Nutrição e tem apoio do Centro de Estudos do hospital e da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.

A broncoaspiração é a condição na qual alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas. Para evitar complicações e reinternações hospitalares, é necessário estar atento à ingestão de alimentos em pessoas com dificuldade dedeglutição.

O objetivo é fortalecer o conhecimento dos ACSs por meio de orientações ministradas pela equipe multiprofissional: enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas.