segunda-feira, 24 de maio de 2021

PREFEITURA DE SOBRAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DA CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS (SCSP) E DA AGÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE (AMA) FARÁ A INSTALAÇÃO NO JATOBÁ RESIDENCE (BAIRRO COHAB II), DE UMA ILHA ECOLÓGICA

 


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), fará a instalação, no Jatobá Residence (bairro Cohab II), de uma Ilha Ecológica que servirá para os moradores como ponto de entrega voluntária de resíduos, viabilizando assim a coleta seletiva no local. Ao todo serão 20 pontos como este distribuídos por toda cidade.

Com o material reciclável separado, a Associação de Catadores Força de Vida se encarrega do recolhimento para Central Municipal de Resíduos (CMR), do complexo Sinhá Sabóia, e destinação final adequada. Desse modo, o material não vai parar de forma inapropriada no meio ambiente. Outro benefício é que haverá redução na quantidade de resíduos destinados à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), além de proporcionar geração de renda para os catadores.

Estiveram presentes em visita técnica, para a avaliação do ponto estratégico de instalação da Ilha Ecológica, a coordenadora de Habitação da Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Nara Mota; a coordenadora Socioambiental do PRODESOL/SEUMA, Lívia Souza; a diretora de Parques e Jardins da AMA, Úrsula Nóbrega; a gerente da Coleta Seletiva, Marivanda Rocha; e a coordenadora de Gestão de Resíduos, Cirliane Viana, da SCSP.

Residencial

O Jatobá Residence receberá 54 famílias que residiam no antigo “Sovaco da Cobra”, no bairro Sinhá Saboia, uma área bastante degradada, cheia de lama e escuridão. O residencial receberá também outras quatro famílias realocadas para a urbanização do Parque Estação Belchior (antiga estação ferroviária). O Jatobá Residence dispõe de toda infraestrutura, incluindo pavimentação asfáltica, iluminação e saneamento.