quinta-feira, 9 de setembro de 2021

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMOCIM ABRAÇA E PROMOVE 0 “SETEMBRO AMARELO” QUE TEM COMO OBJETIVO CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

 


O presidente da Câmara de Camocim, Jeová Vasconcelos e todos os vereadores, abraçam e promovem o “Setembro Amarelo”,  que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.

Idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Centro de Avaliação da Vida (CVV), a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.

          


      No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia em média, causando mais mortes que a AIDS e a maioria dos tipos de câncer.

 

Certos comportamentos indicam condições perigosas que requerem cuidados médicos. Algumas características dessas condições são: isolamento emocional e social; falta de comunicação; irritabilidade atípica; distúrbios do sono; sintomas físicos que não estão associados a nenhum diagnóstico médico, como dor de estômago e alteração intestinal; e recusa de ajuda de amigos, parentes ou mesmo profissionais. No momento atual, também é importante dar atenção especial aos idosos, por serem o principal grupo de risco para COVID-19, e terem sofrido mais perdas durante a pandemia, o que pode refletir também em sua saúde mental.

 

Se você precisa se ajuda, procure a Secretaria de Saúde, o seu posto ou o seu Agente de Saúde para se informar sobre a possibilidade de acompanhamento psicológico gratuito com profissionais qualificados.

 

Você também pode ligar para o Centro de Valorização da Vida, disque 188, a ligação e o atendimento são gratuitos!