sábado, 11 de setembro de 2021

JUSTIÇA ELEITORAL DA 24ª ZONA DE SOBRAL TORNOU INELEGÍVEL OSCAR RODRIGUES E JOSÉ VITAL, CASSANDO O MANDATO DO VEREADOR CLEITON PRADO (PSL)

 Fonte: Nasal de Sobral 


A Juíza Eleitoral da 24ª Zona, Dra. Janayna Marques de Oliveira e Silva, no meio da semana proferiu sentença ajuizada pela Coligação “Juntos para Sobral Avançar” e por Ivo Ferreira Gomes, contra Oscar Spindola Rodrigues Júnior, José Vytal Arruda Linhares, José Leiva Vasconcelos, Luciano Cléver Mesquita Martins e Francisco de Assis Nascimento.  Na sua decisão a Juíza julgou parcialmente procedente o pedido, aplicando a pena de inelegibilidade pelo prazo de 08 (oito) anos subsequentes à eleição, a Oscar Spíndola Rodrigues Júnior, José Vytal Arruda Linhares, Luciano Cléver Mesquita Martins e Francisco de Assis Nascimento.

 

A decisão cabe recurso.

 

A juíza da 24ª Zona Eleitoral, Janayna Marques de Oliveira e Silva, cassou o mandato do vereador Cleiton Prado (PSL), por fraude na cota de gênero na eleição de 2020.

 


Segundo os argumentos da ação, houve indícios de fraude devido o partido ter utilizado candidaturas “laranjas” de duas mulheres apenas para preencher os 30% da cota de gênero eleitoral e com isso tentaram enganar a Justiça Eleitoral, já que as candidatas Maria Edgleuma de Sousa e Maria Eliene Ribeiro, não obtiveram nenhum voto e foi comprovada a ausência de qualquer propaganda eleitoral em seus nomes.

Com o mandato cassado, Cleiton Prado poderá recorrer, porque essa decisão da magistrada Janayna Marques, cabe recurso.