quarta-feira, 27 de outubro de 2021

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR APROVADO NA CÂMARA FEDERAL SOBRE ICMS DEVERÁ GERAR PERDA ANUAL EM TORNO DE 477 MILHÕES DE REAIS AO CEARÁ

 


Após ser aprovada pela Câmara dos Deputados, a medida que integra o Projeto de Lei Complementar 11/20 e trata sobre uma cobrança fixa para o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em cima dos combustíveis gerou polêmica entre governadores.

Atualmente o ICMS é aplicado sobre o preço de venda de cada combustível, que é calculado pelos estados a cada 15 dias. Com a modificação, esse cálculo levaria em conta o período de um ano e seria cobrado, no lugar do percentual, um valor fixo por litro. O texto segue agora para o Senado.

Os cálculos indicam que o preço da gasolina deve ter redução de 7% a 8% no ano que vem. Para o etanol, a queda esperada é de 7%. O diesel entre 3,5% a 4%.

Segundo argumentam os gestores, a medida ocasionará uma queda de arrecadação. No Ceará, por exemplo, deve gerar uma perda anual de R$ 477 milhões, conforme a titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba.