quinta-feira, 4 de novembro de 2021

HOSPITAL REGIONAL NORTE EM SOBRAL TRABALHA PARA REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL E GASTOS DESNECESSÁRIOS

 


O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), está usando torneiras com temporizadores e uso de energia solar para aquecimento de água são algumas soluções inteligentes utilizadas. A unidade dá preferência, ainda, a equipamentos que possuem o selo Procel de eficiência energética. As centrais de ar-condicionado, por exemplo, representam uma economia superior a 60%. Além de ser possível controlar a temperatura, permite desligar a refrigeração nas áreas administrativas entre 19h e 6h.

As torneiras, que fecham de forma automática para evitar desperdício de água, vêm equipadas com arejadores, que ao misturar bolhas de ar ao fluxo economizam até 90% do insumo, segundo o fabricante. Outra iniciativa que reduz o impacto ambiental foi a substituição da grama por vegetação nativa, economizando 1 mil m³ de água durante a rega.

Com garrafas pet, revistas, caixas de papelão, copos de geleia e palitos de picolé, a terapeuta ocupacional da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), Natalia Costa, realiza oficinas com quem está internado no equipamento — implementado pelo Governo do Estado, inicialmente, para tratar acometidos pela Covid-19, mas que já acolhe pessoas com outros diagnósticos. As atividades manuais fazem parte do “Circuito Psicomotor”, no qual doentes e cuidadores podem expressar seus sentimentos ao construir e ressignificar os objetos, estimulando, ao mesmo tempo, funções executivas, coordenação motora, integração socioemocional e vínculo família-paciente.