sábado, 12 de fevereiro de 2022

LIGA DESPORTIVA DE CAMOCIM (LDC) COMEÇA NESTE SÁBADO (12) A "LIGA MASTER 2022" MOACIR MARQUES DE OLIVEIRA (IN MEMORIAN) NA ARENINHA ESPORTIVA DAQUELE BAIRRO ESTRADA DO LAGO

 


A Liga Desportiva de Camocim (LDC), dará o pontapé inicial neste sábado (12), na Arena VIP da Estrada do Lago, a partir das 16h45min, a Liga Master 2022. Esta é  a segunda edição desta competição,  que este ano homenageia o desportista, ex-funcionário público federal, ex-árbitro e crítico de arbitragem,  Moacir  Marques de Oliveira (in memorian), pelos largos serviços prestados aos camocinenses e em especial ao desporto de Camocim.

Quem foi Moacir Marques de Oliveira em vida


Em vida, Moacir Marques trabalhou até a sua aposentadoria na antiga Sucam, hoje FUNASA,  e nesse período atuava como árbitro de futebol  nas competições da LDC e de outras instituições que promoviam o futebol no município. Moacir tanto trabalhava como árbitro ou bandeirinha,  hoje chamado de assistente. Como juiz de futebol,  como se falava antigamente, Moacir Marques de Oliveira,  participou de várias decisões de jogos promovidos pela Liga Desportiva de Camocim (LDC), sempre com responsabilidade,  seriedade e lisura. 

Ao deixar o apito,  Moacir Marques  devido a um acidente,  acabou perdendo 80% de sua visão,  e por isso foi trabalhar como Delegado de jogos da LDC,  e crítico de arbitragem nas transmissões esportivas realizadas pelos seus filhos Marcelo Marques e Marcilio Oliveira,  pelas rádios União,  Pinto Martins e Liberdade fm. 

Depois de perder a visão quase que por completo, Moacir Marques foi convidado para ser treinador do time do Corinthians do interior de Camocim,  que jogou na Segunda Divisão, e com ele no banco,  a equipe subiu para a Primeirona, passando depois a atuar como diretor da equipe,  vindo a ser convidado para integrar a direção do time do Cruzeiro, onde ficou por mais dois anos, é nesse período o Azulão do Bairro do Cruzeiro que estava na Segunda Divisão do Campeonato de Camocim, conseguiu depois da conquista do título, a integrar a elite camocinense da série A.

Depois de abandonar a função de dirigente do Cruzeiro, continuou sendo crítico de arbitragem,  acompanhando nas emissoras de rádio, o período do auge do Futsal de Camocim, deixando sempre nas transmissões, sua palavra abalizada e seu senso crítico para as apresentações dos árbitros nos jogos em que a equipe de Camocim participou,  nas conquistas dos títulos de campeão e Bi-Campeão Cearense, e Bi-Campeão da Copa Norte e Nordeste de Futsal, com grande alegria em ver seu filho Choia Marques conquistar estes títulos, e está ao lado de seus outros filhos Marcelo Marques e Marcilio Oliveira, participando das transmissões destas decisões pelas emissoras de Camocim.