segunda-feira, 20 de junho de 2022

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ REALIZA NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (20) NO PLENÁRIO 13 DE MAIO SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO EX-DEPUTADO FEDERAL ESMERINO ARRUDA

 Fonte: Jornal O Estado do Ceará



Ex-Senador Ismerino Arruda

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, na noite desta segunda-feira (20/06), às 18h, no plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao centenário do ex-deputado federal Esmerino Arruda. O evento foi requerido pelos deputados Sérgio Aguiar (PDT), Fernando Hugo (PSD), Tin Gomes (PDT), Tony Brito (União) e Danniel Oliveira (MDB).

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) lembrou a atuação política do ex-parlamentar. Segundo ele, Esmerino Arruda foi eleito deputado federal pelo Ceará no pleito de 1954, pelo Partido Social Progressista (PSP), sendo reeleito quatro anos depois, em 1958, dessa vez na legenda das Oposições Coligadas. Transferiu-se para o Partido Social Trabalhista (PST), do qual se tornou líder em 1962.

O deputado lembrou também que Esmerino é um dos fundadores do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB) e ainda foi eleito prefeito de Granja em 1988. Em outubro de 1994, figurou como suplente de senador, em chapa encabeçada por Sérgio Machado. Mais uma vez foi eleito prefeito de Granja, em 2008, ocupando o cargo até abril de 2012, quando renunciou.