sexta-feira, 5 de agosto de 2022

PREFEITO DE SOBRAL IVO GOMES CRITICOU O PDT POR IMPUTAR UM APOIO DO SENADOR CID GOMES AO EX-PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO CANDIDATO A GOVERNADOR DO CEARÁ PELO PDT

 Fonte: jornal O Estado do Ceará


O prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT) criticou na quarta-feira (3) o próprio partido por imputar um apoio do senador Cid Gomes (PDT), seu irmão, ao ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), lançado como candidato a governador. A declaração foi feita em publicação nas redes sociais e diz respeito à realização de uma pesquisa de intenção de voto.

Na ocasião, Ivo repercutia notícia que falava sobre o PDT impugnar uma pesquisa por não incluir, no questionário para o eleitor, a menção de apoio de Cid a Roberto Cláudio. “Engraçado, pra não dizer outra coisa, o meu partido. Ignora e alija Cid do processo de escolha do candidato. Agora quer enganar os entrevistados de pesquisa exigindo na Justiça a menção de um apoio do mesmo Cid a RC, apoio esse que simplesmente não existe”, escreveu o gestor.

A pesquisa em questão foi elaborada pela Real Time Big Data, registrada junto à Justiça Eleitoral com o código 06152/2022. No pedido judicial feito pelo PDT, é pontuado que Cid é “a mais expressiva liderança política dentro do estado do Ceará” e que deve ser listado como um apoio do candidato Roberto Cláudio por ser de seu mesmo partido, o que “indiscutivelmente modificaria o resultado”.

Ivo, ao dizer que Cid foi alijado do processo de escolha pelo PDT, faz referência às movimentações internas que definiram o nome do candidato a ser lançado pela sigla ao Palácio da Abolição. Cid apoiava a indicação da atual governadora Izolda Cela – assim como Ivo também o fazia – e permaneceu a maior parte dos últimos meses isolado, sem exercer a articulação política da qual é conhecido dentro da base governista. Conforme declaração recente de Eudoro Santana, pai do ex-governador Camilo Santana (PT), Cid foi “atropelado” no processo, em favor da decisão encampada por Ciro Gomes. O candidato escolhido na votação do diretório acabou sendo Roberto Cláudio.