quarta-feira, 14 de setembro de 2022

CANDIDATOS DO PT E DO PDT AO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ DISPUTAM VAGA PARA CHEGAREM NO SEGUNDO TURNO


Os candidatos do PT e do PDT ao Governo do Estado do Ceará, respectivamente Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, se encontram em uma disputa apertada pela vaga no segundo turno, conforme apontaram na terça-feira (13) os institutos Ipespe, RealTime Big Data e Paraná Pesquisas, todos divulgados na data. Os dois aparecem em empate técnico nos três levantamentos.

A pesquisa do Ipespe é a que identifica a pontuação mais próxima entre os dois: Elmano aparece com 23%, enquanto Roberto Cláudio com 22% – o petista aparece com crescimento de três pontos percentuais desde a última pesquisa, realizada entre 20 e 23 de agosto, enquanto RC caiu três pontos. Brancos e nulos somam 10%, enquanto 7% não sabem ou não responderam. Já na pesquisa espontânea, que é aquela em que o eleitor diz em quem vai votar sem receber antes a lista dos candidatos, Elmano aparece com 13% e RC com 11%.


Já na Paraná Pesquisas, realizada entre 8 e 12 de setembro, o levantamento estimulado (em que é dada a lista de candidatos ao entrevistado) aponta Roberto Cláudio com 24,4% e Elmano com 23,3%. A pesquisa espontânea indica 13,2% de Elmano e 12,3% de RC – nessa modalidade, a Paraná Pesquisas aponta que 45,3% dos eleitores disseram não saber em quem votar e que brancos e nulos são 5,3%.

A RealTime Big Data é, dos três, o estudo em que os dois candidatos aparecem mais distantes entre si, embora ainda em empate técnico, levando em conta a margem de erro de três pontos: Elmano soma 26 pontos percentuais, enquanto RC tem 22%. Na comparação com a pesquisa anterior feita pelo instituto, o petista subiu seis pontos e o pedetista caiu quatro.