segunda-feira, 24 de outubro de 2022

ROBERTO JEFFERSON DEVE SER TRANSFERIDO PARA BANGU 8 NESTA SEGUNDA (24)

 


Ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB)

Durante a madrugada de hoje, 24, o ex-deputado e ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson chegou ao Presídio de Benfica, no Rio de Janeiro. Jefferson foi preso por tentativa de homicídio, depois de ter atirado contra a Polícia Federal para resistir a uma ordem de prisão solicitada por Alexandre de Moraes, em decorrência de desobediência das normas da prisão domiciliar que ele cumpria.

Desde a chegada da Polícia Federal à casa do ex-deputado até o momento da entrada no presídio, foram aproximadamente 14 horas de tensão. Há previsão que ele seja transferido ainda hoje para Bangu 8, no complexo penitenciário de Gericinó.

Pela lei brasileira, para um crime tentado aplica-se a pena do crime consumado reduzida de um a dois terços. A pena por homicídio no Brasil pode ficar entre 6 e 20 anos de reclusão. A presidente da Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Tania Prado, porém, afirmou em sua conta no Twitter que “os fatos ocorridos são gravíssimos, trata-se de tentativa de homicídio qualificado praticado contra policiais federais”. Neste caso, a pena aplicada poderia ser ainda maior.

Roberto Jefferson já foi condenado por participação no esquema de corrupção conhecido como “mensalão”. Ao todo, recebeu pena de 7 anos e 14 dias de prisão, porém, o ex-deputado ganhou liberdade condicional após 3 anos.