terça-feira, 8 de novembro de 2022

ELEITORES DE CINCO MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ DEVERÃO VOLTAR AS URNAS PARA

 Fonte: jornal O Estado do Ceará



A última eleição municipal ocorreu no ano de 2020, quando prefeitos, vice-prefeitos e vereadores foram eleitos. Mas por conta de condutas proibidas pela legislação, cometidas por candidatos, cinco cidades cearenses realizarão novas eleições para o Poder Executivo. Em Baixio, estão marcadas para o próximo dia 11 de dezembro. Já Nova Russas, Coreaú, Iguatu e Pacujá aguardam definição da Justiça Eleitoral.


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), em Nova Russas e Coreaú os diplomas do prefeito e do vice foram cassados, mas a eleição suplementar está suspensa por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, o TRE ainda estuda as datas para novas eleições em Iguatu e Pacujá, procedimento que é regulamentado por meio de resolução.

Ao longo do ano passado, houve eleição suplementar em seis municípios: Barro e Viçosa do Ceará (05/12), Jaguaruana (07/11), além de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca (1°/08).


No processo eleitoral, a cassação é dos dois eleitos, ou seja, dos diplomas do prefeito e do vice. Assim, serão realizadas novas eleições.