quarta-feira, 9 de novembro de 2022

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ (TRE-CE) DETERMINOU O AFASTAMENTO DO PREFEITO E DO VICE-PREFEITO DE PACUJÁ (CE)

 Fonte: g1.globo.com-Ce



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) determinou o afastamento do prefeito e do vice-prefeito de Pacujá, no interior do Ceará, após a investigação da Promotoria Eleitoral da 79ª Zona que identificou abuso de poder econômico e compra de votos por parte da gestão municipal.

O TRE também afastou seis vereadores, que, assim como o prefeito e o vice-prefeito, tiveram os diplomas cassados e os votos invalidados.

Após a ação, que contou com a atuação do Ministério Público Eleitoral, os vereadores suplentes já assumiram e o Tribunal determinou a realização de eleições suplementares para a Prefeitura de Pacujá.


Conforme o Ministério Público, a investigação do órgão evidenciou um esquema de compra de votos na cidade, em troca de vários benefícios aos eleitores, tais como: compra de passagens aéreas, entrega de materiais de construção, depósito de valores, entrega de dinheiro em espécie, pagamentos de exames médicos, dentre outros.

Ainda segundo o MP, os investigados se utilizavam de uma verdadeira “central de passagens aéreas” criada para a captação ilícita de compra de votos em esquema organizado pelo grupo político do prefeito afastado, inclusive com conhecimento desse, e com a atuação contínua dos demais vereadores.