quinta-feira, 9 de maio de 2024

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS COM A TAXA ALCANÇANDO 78,5% EM ABRIL CONFORME REVELADO PELA PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR (PEIC)

 Imagem: Blog Linha WinSocial



Nos últimos meses, o Brasil testemunhou um aumento contínuo no endividamento das famílias, com a taxa alcançando 78,5% em abril, conforme revelado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a pesquisa indica um acréscimo de 0,2 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse aumento sugere uma demanda crescente por crédito, com mais pessoas recorrendo a várias formas de empréstimos, incluindo cartões de crédito, cheques especiais, carnês de loja, créditos consignados, empréstimos pessoais, cheques pré-datados, e financiamentos de carros e casas.


A inadimplência manteve-se estável em 28,6%, mas o percentual de consumidores que reportaram incapacidade de pagar suas dívidas vencidas atingiu um pico anual de 12,1%. Este é o maior índice registrado no ano e veio acompanhado de um crescimento de 0,4 ponto percentual entre as famílias consideradas “muito endividadas”, que agora representam 17,2% da população, o maior nível desde janeiro.