terça-feira, 28 de maio de 2024

PRESIDENTE LULA (PT) E O EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO (PL) TRABALHAM PARA MANTER OS VETOS PRESIDENCIAIS EM PAUTA DA SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL DESTA TERÇA-FEIRA (28)

 


O presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) trabalham para manter os vetos presidenciais que estarão na pauta da sessão do Congresso Nacional desta terça-feira (28). De um lado, o presidente tenta manter o veto à lei das saidinhas, garantindo o direito dos detentos. O petista afirmou a ministros e líderes do governo que a manutenção do veto é prioridade e pediu empenho na articulação política.


Aliados afirmam que essa preocupação de Lula se dá não só do ponto de vista de governo, mas também pessoal. Pessoas próximas ao presidente avaliam que, apesar de o projeto mirar as saídas temporárias em datas comemorativas, Lula se sensibiliza com o tema por ter vivido na pele as restrições de estar preso.

Do outro lado, Bolsonaro tenta manter seus próprios vetos ao texto da Lei de Segurança Nacional, que se arrasta na pauta desde 2021 por falta de consenso sobre temas como punição por fake news e aumento do tempo de condenação de militares por crimes contra o Estado de Direito. Na semana passada, o ex-presidente participou de reunião da bancada ruralista para discutir estratégias.