sexta-feira, 19 de junho de 2015

PRESIDENTE RENAN CALHEIROS DISSE QUE A MEDIDA PROVISÓRIA COM NOVAS REGRAS PARA APOSENTADORIA DOS BRASILEIROS SOFRERÁ MUDANÇAS NO SENADO

Resultado de imagem para RENAN CALHEIROS

     Presidente do Senado  Renan Calheiros

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a medida provisória com novas regras para a aposentadoria dos brasileiros vai sofrer mudanças no Congresso. Renan disse que a fórmula adotada pelo Governo, com cálculo progressivo que amplia o tempo de contribuição, “come” o modelo 85/95 aprovado pelo Legislativo.

“O fundamental é que a medida provisória seja aprimorada no Congresso Nacional. Ela parte do 85/95, isso já é um avanço. O que nós precisamos é mudar a regra de progressividade para que ela não acabe comendo o 85/95. Esse é o papel do Congresso”, afirmou.

A oposição já se mobiliza para derrubar o veto de Dilma à fórmula 85/95. Os oposicionistas defendem o modelo clássico, sem a progressividade adotada pelo Palácio do Planalto no que se refere à soma do tempo de contribuição e idade no momento da aposentadoria.

A fórmula progressiva para o cálculo das aposentadorias, prevista na medida provisória, começa a valer como lei já, ontem (18), e tem como ponto de partida o próprio cálculo 85/95, que se refere à soma do tempo de contribuição e idade da mulher/homem no momento da aposentadoria.

Com as alterações, o valor dessa soma vai subir um ponto em 2017, outro ponto em 2019 e, a partir de então, um ponto a cada ano até chegar a 90/100 em 2022.