terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

HOSPITAL DO CORAÇÃO DE SOBRAL REALIZA PROCEDIMENTO INÉDITO NO INTERIOR NORTE DO CEARÁ

Assessoria de Comunicação SCMS



Sendo especializado em procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, o Hospital do Coração de Sobral realizou no sábado (08/02) um procedimento de Fechamento Percutâneo da Comunicação Interatrial (CIA) por meio de cateter, não necessitando abrir o peito para acessar e fechar uma comunicação anômala no coração, que faz com que o sangue se misture de forma inadequada no órgão, causando sintomas e repercussões cardíacas.

O procedimento foi realizado em um paciente de 37 anos que possuía a doença desde seu nascimento. Segundo o Dr. José Maria Bezerra Filho, o que em uma cirurgia normal duraria três a quatro horas, o novo método resolve com rapidez, podendo chegar até menos de uma hora: “Por meio de cateter, e pulsionando a veia femoral, chegamos ao coração e liberamos uma prótese que vai fechar o orifício/comunicação, resolvendo o problema de forma rápida e segura”, enfatiza.

Novas tecnologias
De acordo o médico cardiologista intervencionista Dr. Ronaldo Mont’Alverne Filho, o procedimento realizado é de extrema importância:
“Pela baixa invasividade, permite que o paciente se recupere de forma precoce. É um procedimento seguro e portanto chegando a Sobral e região Norte garante modernização do tratamento dessa patologia”, destaca.

Esse tipo de procedimento proporciona novas tecnologias, habilidades e melhorias no tratamento do paciente cardiológico e, é acompanhado pelo Setor de Hemodinâmica, pela Escopia através do Raio- X e também através da Ecocardiografia Transesofágica Intraoperatória, método ultrassonográfico realizado por meio da introdução de sonda esofágica através da boca durante uma cirurgia.

A equipe



Participaram do procedimento a equipe do serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração, composta pelos médicos Dr. Joaquim David Carneiro Neto e Dr. José Maria Bezerra Filho, juntamente com o cardiologista Dr. Ronaldo Mont’Alverne e os ecocardiografistas, Dr. Cezário Martins e Dr. Lima Neto; além dos anestesistas Dr. Sávio Arcanjo e Dr. Raul e o cirurgião cardíaco, Dr. Johnson. Participaram também as enfermeiras Paloma Custódio Francelino e Joara Melo de Souza, além dos técnicos de enfermagem, Alexsandro Duarte, Joana D’Arc e Byane Barros.