segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ADVOGADO E VEREADOR CRISÓSTOMO BARROSO IBIAPINA (ZEZÃO) DENUNCIANDO QUE SOBRAL NÃO TEM UMA VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS ESPECÍFICA

Sobral: Vereador Zezão fala sobre sua posse à presidência da ...

O advogado e vereador, Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão), denunciando que sobral não tem uma vara de execuções criminais específica. Segundo ele, em Sobral a missão está sendo exercida juíz da 2ª vara criminal que acumula as funções.

Zezão afirma que “sempre que uma ação penal é concluída ( transitada em julgado ) os autos seguem para a Vara de execuções que tem o condão de acompanhar o cumprimento da pena do réu. Também deve observar as progressões de regime e outros benefícios do preso”.

A imagem pode conter: texto que diz "SOBRAL PRECISA URGENTE DA INSTALAÇÃO DE UMA VARA ESPECÍFICA DE EXECUÇÃO PENAL" #OAB-CE"


Em Sobral são três Varas Criminais e todas as condenações seguem para a Vara de execuções. Explica o advogado, que a situação se agravou com a vinda para Sobral de vários apenados da Zona Norte, com o Presídio tendo capacidade para 600 presos, e hoje conta com mais de 1.600. “Com isso a Vara de Execuções Penais de Sobral tem de acompanhar também as execuções desses presos de outros municípios. Note que o Magistrado que ocupa a 2ª Vara criminal e de certa forma já está repleto de processos de sua competência ainda tem de dar conta dessas centenas de execuções. A situação é tão constrangedora que se um alvará de soltura for emitido com um pequeno erro de endereço e o Advogado solicitar a correção deste erro, esta correção pode demorar pra mais de uma semana”.


No final de seu desabafo, o advogado e vereador Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão ), afirma “que existem dezenas de apenados que já poderiam estar cumprindo pena menos gravosa e empancam na morosidade ou na falta de condições de uma ação do magistrado. Com a palavra a OAB de Sobral Rafael Ponte, OAB Ceará, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará”. Finalizou Zezão.