A Santa Casa de Misericórdia de Sobral lançou
no mês de maio a ouvidoria digital, ampliando significativamente o atendimento
à população e fortalecendo a transparência e a eficácia na resolução de
demandas. Esse novo recurso permite que pacientes e colaboradores enviem
elogios, sugestões, reclamações e denúncias de forma prática e acessível
diretamente pelo site da instituição. Anteriormente, a ouvidoria do hospital
recebia manifestações apenas por telefone, e-mail e atendimento presencial. Com
esse canal digital, a instituição visa facilitar o acesso à ouvidoria,
especialmente para aqueles que não podem se deslocar até o local.
A criação da
ouvidoria digital está contemplada no planejamento estratégico da Santa Casa,
que tem como um dos objetivos a criação de uma política de comunicação
institucional, na qual uma das ações visa aprimorar os mecanismos de
recebimento de manifestações éticas e denúncias de qualquer parte interessada.
O desenvolvimento do canal foi realizado pelo serviço de tecnologia da informação
da própria instituição, demonstrando um compromisso com a inovação e a melhoria
contínua dos serviços prestados.